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04/07/2019 07:27 por Advillage

ONU lança campanha de sensibilização sobre refugiados no Brasil

Sob a hashtag #GenteDaGente, ação é composta de filmes e anúncios sobre pessoas que estão reconstruindo suas vidas no país

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiado (Acnur) lançou campanha no Brasil para combater o preconceito contra refugiados. Segundo a agência da ONU, ainda persistem mitos de que estas pessoas seriam “terroristas”, “fugitivos” ou que “roubarão os nossos empregos”.

O objetivo da campanha #GenteDaGente é mostrar que os refugiados são pessoas como quaisquer outras. “Que têm sonhos e planos para um futuro melhor, , como qualquer um”, nas palavras do representante do Acnur no Brasil, José Egas. Segundo ele, a campanha mostra exatamente isso, “e está sendo lançada para informar e gerar empatia no público brasileiro.”

O conceito de comunicação da campanha se baseia nas palavras empatia e solidariedade. A iniciativa reúne o potencial de compaixão dos brasileiros com a história de alguns refugiados, criando conexões interpessoais.

“A vida dos refugiados não era diferente das nossas antes de deixarem seus países, todos tinham e continuam tendo famílias, amigos, sonhos e um objetivo para o futuro”, disse à ONU News a diretora da campanha, Carla Cancellara, da SunsetDDB. Segundo a publicitária, o objetivo é “trazer essa percepção de identidade e, assim, trazer à tona o perfil solidário arraigado em cada um de nós.”

Carla explicou ainda que a campanha oferece ao público “uma oportunidade de mostrar na prática essa solidariedade, que é o manifesto de apoio aos refugiados que pode ser assinado por qualquer pessoa que queira se engajar causa dos refugiados.” Acesse o manifesto aqui.

São anúncios, filme e ações para gerar envolvimento nas redes sociais, mostrando refugiados que estão reconstruindo suas vidas no Brasil, apresentando brevemente as suas histórias. Participam o venezuelano Carlos, jornalista de 35 anos, Lúcia, estudante de 21 anos que veio da República Democrática do Congo, e Rama, uma professora síria de 33 anos.

A chefe da unidade de parcerias com o setor privado do Acnur Brasil, Natasha Alexander, diz que “todos os que estrelam a campanha são pessoas com grande potencial”. “A ideia é que conhecendo as histórias de alguns dos mais de 11 mil refugiados e solicitantes de refúgio que hoje vivem no Brasil, os brasileiros fiquem ainda mais sensibilizados e os acolham bem, sem nenhum tipo de preconceito.”

A campanha será veiculada em ambiente online, nos canais do Acnur Brasil e mídias parceiras.

Assista a um dos filmes:




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