Home > ADVILLAGE > Amazon lança a assistente virtual Alexa no Brasil

ADVILLAGE

04/10/2019 09:49 por Advillage

Amazon lança a assistente virtual Alexa no Brasil

Novidade tecnológica chega acompanhada dos speakers da linha Echo, controlados por comandos de voz (em português)

AMAZON ALEXA
A Alexa, assistente virtual inteligente da Amazon, chegou ao Brasil integrando três dispositivos: Amazon Echo, Echo Dot e Echo Show 5. Ontem (3) começaram as pré-vendas do Echo Dot e do Echo Show 5. O Amazon Echo estará disponível a partir de novembro.

Os lançamentos de Alexa e Echo fazem parte dos investimentos da Amazon no Brasil, seguindo os lançamentos do Amazon Prime e Amazon Music, lançados no país no mês passado.

Echo, Echo Dot e Echo Show 5 são caixas de som controladas por voz. A Alexa, que funciona na nuvem. “É só perguntar e a Alexa responde a perguntas, toca músicas, lê notícias, traz os últimos resultados do futebol, controla sua casa inteligente, atualiza sua lista de tarefas, e muito mais”, diz a Amazon, em nota à imprensa.

Segundo a gigante americana, a Alexa chega com experiências inéditas construídas para os consumidores brasileiros, incluindo uma nova voz, suporte ao português falado no Brasil, conhecimento local e, centenas de skills (aplicativos) locais, muitos deles criados por desenvolvedores brasileiros.

Os dispositivos Echo usam um software para detectar a palavra de ativação, “Alexa”. Eles possuem microfones embutidos que utilizam tecnologia “beam-forming” para filtrar a direção da voz de comando. Essa tecnologia combina o sinal dos microfones individuais para suprimir ruídos, reverberações, a música que estiver tocando e até conversas paralelas, a fim de ter certeza que a Alexa ouça claramente o pedido mesmo em um ambiente barulhento.

“Construímos uma experiência totalmente nova, que honra o idioma e a cultura únicos do Brasil”, diz Toni Reid, vice-presidente da Amazon Alexa. “E com o Echo Show 5, a Alexa também pode mostrar vídeos de notícias do UOL, vídeos de assuntos curiosos da Superinteressante, pedir um carro da Uber, cozinhar com a Rita Lobo, ver registros de câmeras de segurança e mais. No Brasil, a Alexa é brasileira”, afirma o executivo.

DEspecialistas ouvidos pela Exame avaliam que o lançamento da Alexa, no curto prazo, não deve impactar drasticamente o cenário do vrejo brasileiro. A operação online da Amazon ainda é pequena em relação a varejistas como Magazine Luiza e Via Varejo. Além disso, as vendas online no Brasil representam menos de 5% do varejo.

Saiba mais aqui.

Siga-nos no Twitter

'
Enviando