Home > TOME NOTA > Biometria: eleitores de 1.239 municípios estão sendo chamados para cadastrar digitais

TOME NOTA

06/02/2019 13:16 por Redação

Biometria: eleitores de 1.239 municípios estão sendo chamados para cadastrar digitais

TSE espera ter os dados biométricos de 117 milhões de eleitores nas eleições municipais de 2020

A Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE) publicou no Diário de Justiça Eletrônico a relação de novos municípios que fazem parte da etapa do Programa de Identificação Biométrica 2019/2020. Serão chamados para cadastrar suas digitais eleitores de 1.239 localidades de 11 estados brasileiros: Acre, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As informações coletadas serão armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral.

Confira aqui.

Mais de 89 milhões de cidadãos já fizeram o cadastramento dos dados biométricos, ou seja, 60% dos cerca  de 147,3 milhões de pessoas que compõem o eleitorado nacional. A previsão da Justiça Eleitoral é cadastrar mais 35 milhões de eleitores no biênico 2019/2020 e concluir a coleta das digitais em todo o país até 2022.

A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, tornando praticamente inviáveis fraudes na identificação do votante. O leitor biométrico confirma a identidade de cada cidadão por meio de impressões digitais únicas, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral.

Até o momento, o Distrito Federal e nove estados já concluíram 100% do cadastramento biométrico: Alagoas, Amapá, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins. Entre as capitais brasileiras, 21 já finalizaram a coleta das digitais dos seus eleitores: Aracaju, Brasília, Belém, Boa Vista, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Salvador, São Luís, Teresina e Vitória.

'
Enviando