Home > ADVILLAGE > Embratur diz que incidente no Instagram foi "erro de um colaborador"

ADVILLAGE

06/02/2020 10:59 por Advillage

Embratur diz que incidente no Instagram foi "erro de um colaborador"

Post na conta oficial da autarquia traz relato negativo de uma turista no Rio de Janeiro; "eu não posso recomendar uma visita à cidade"

Em nota à imprensa divulgada nesta quarta-feira (5) à noite, a Embratur afirma que esclareceu o incidente envolvendo um post em sua própria conta no Instagram em que uma turista afirma ter sido assaltada no Rio de Janeiro e diz não recomendar uma visita à cidade.

A mensagem, em inglês, foi compartilhada na terça-feira (4) na conta oficial da Embratur na rede social e estava visível até a manhã desta quarta (veja print no final deste texto).

No comunicado, a autarquia diz que o fato ocorreu “por um engano cometido por um profissional do nosso quadro de colaboradores, que assumiu o erro”. A nota afirma que o colaborador “foi imediatamente suspenso” e que, por determinação do presidente Gilson Machado, “todas as medidas serão adotadas para que fatos como este não voltem a ocorrer”.

“A Embratur reitera a importância da cidade do Rio de Janeiro como um dos principais destinos turísticos do Brasil e maior responsável pela entrada de visitantes no nosso país. Reforçamos o nosso compromisso de tratar com respeito e seriedade todas as cidades brasileiras”, encerra o comunicado.

O relato da turista em um canal oficial do governo brasileiro gerou reações imediatas por parte de autoridades do setor, que se mostraram mais preocupadas com a falha operacional do que com o conteúdo da mensagem. A Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro chegou a afirmar que a Embratur e a Polícia Federal investigavam a possibilidade de um hacker ter feito a postagem. A Riotur lamentou o ocorrido e afirmou que “não se trata da opinião da maioria dos visitantes”.

Em mensagem enviada ao portal G1, a turista identificou-se como Laiza: "Sou brasileira de Curitiba, mas moro na Alemanha já há mais de seis anos. Estive visitando o Rio com meu noivo alemão e minha mãe e irmã de Curitiba”. (...) “Eu vi que a Embratur repostou minha story e achei estranho, imaginei que a pessoa que repostou não leu direito ou não entendeu muito bem o inglês e achou que minha mensagem era mais positiva."

Veja o print e a tradução:

EMBRATUR INSTAGRAM
 
"Rio é uma linda cidade, mas só beleza não é suficiente.

Eu passei apenas 3 dias no Rio com a minha família, e nesses 3 dias:

- minha família e eu fomos roubados;

- minha irmã de 9 anos testemunhou um roubo violento.

Eu não posso recomendar uma visita a uma cidade onde eu senti medo até de sair do apartamento.

Espero que as coisas melhorem no futuro e que os moradores e turistas possam aproveitar o que o Rio tem a oferecer”.

Siga-nos no Twitter

'
Enviando