Home > DOCES E SALGADOS > Irlanda cria fundo de 1,2 bi de euros para eventual Brexit sem acordo

DOCES E SALGADOS

08/10/2019 08:13 por Redação

Irlanda cria fundo de 1,2 bi de euros para eventual Brexit sem acordo

Mais da metade desse dinheiro ajudará os setores de agricultura e turismo a superar o choque; 365 milhões de euros irão para proteção social

O governo da Irlanda irlandês criou um fundo com 1,2 bilhão de euros (US$ 1,3 bilhão) para sustentar sua economia se houver um Brexit sem acordo. O anúncio foi feito nesta terça-feira (8) pelo ministro das Finanças, Paschal Donohoe, durante a apresentação do orçamento para 2020, relata a AFP.

"Essa lei do orçamento foi particularmente difícil de elaborar", disse Donohoe, cujo país será severamente afetado no caso de um Brexit duro e suas consequências potencialmente devastadoras para setores importantes de sua economia, como a agricultura. "O Brexit é o risco mais urgente e imediato para nossa economia", alertou o ministro.

Do total de 1,2 bilhão de euros, entre outras destinações, 650 milhões de euros serão atribuídos à agricultura e ao turismo. Serão concedidos 365 milhões de euros para benefícios adicionais de despesas com proteção social, enquanto 45 milhões de euros foram anunciados para ajudar as pessoas a fazerem a transição para novos trabalhos.

Um Brexit sem acordo, que restabeleceria uma fronteira física entre a Irlanda (país membro da EU) e a província britânica da Irlanda do Norte, poderá deixar 55 mil irlandeses desempregados e colapsar o Produto Interno Bruto (PIB) do país em 6%, de acordo com dados do governo.

Em nível político, o retorno da fronteira ameaçaria o frágil processo de paz lançado pelo acordo da Sexta-feira Santa, que em 1998 encerrou três décadas de sangrento conflito na Irlanda do Norte.

'
Enviando