Home > DOCES E SALGADOS > Japão registra primeira morte por coronavírus; já são três casos fatais fora da China

DOCES E SALGADOS

13/02/2020 12:51 por Redação

Japão registra primeira morte por coronavírus; já são três casos fatais fora da China

Idosa adoeceu em janeiro, mas só exibiu sintomas de pneumonia e foi hospitalizada mais tarde

Uma mulher morreu por causa do coronavírus no Japão, a primeira morte do tipo no país desde que a epidemia se alastrou da China, informa a Reuters.

O ministro da Saúde, Katsunobu Kato, disse nesta quinta-feira (13) que uma mulher de cerca de 80 anos que morava na região de Kanagawa, que faz divisa com Tóquio, morreu. Ela foi a primeira fatalidade do país e a terceira fora da China continental. Os outros casos fatais foram registrados em Hong Kong e das Filipinas.

A idosa adoeceu em janeiro, mas só exibiu sintomas de pneumonia e foi hospitalizada mais tarde, e depois transferida a outro hospital em que sua condição piorou. A infecção de coronavírus foi confirmada após sua morte, explicou Kato. A rota de contágio está sendo investigada.

O ministro também confirmou que um motorista de táxi de Tóquio de 70 anos tinha testado positivo para o vírus, junto com um médico na região central do Japão. Uma terceira pessoa, também taxista, em Chiba, a leste de Tóquio, teve a infecção confirmada.

O Japão é um dos países mais afetados pelo surto fora da China, já que tem 251 casos confirmados, inclusive aqueles do navio de cruzeiro Diamond Princess, que são agora 218. Cerca de 3.500 tripulantes e passageiros que estão retidos a bordo desde 3 de fevereiro. O navio está quarentena no porto de Yokohama.

Segundo os dados mais recentes da John Hopkins University, que atualiza um mapa online em tempo real com informações da Organização Mundial de Saúde e outros órgãos, já foram confirmados 60.363 casos da doença em 28 países/regiões: China continental (59.826); Cingapura (58); Hong Kong (53); Tailândia (33); Japão (28); Coreia do Sul (28); Malásia (19); Taiwan (18); Alemanha (16); Vietnã (16); Austrália (15); Estados Unidos (14); França (11); Macau (10); Reino Unido (9); Emirados Árabes (8); Canadá (7); Índia (3); Filipinas (3); Itália (3); Rússia (2); Espanha (2); Nepal (1); Camboja (1); Bélgica (1); Finlândia (1); Suécia (1); e Sri Lanka (1). O número total inclui 175 casos detectados em passageiros de cruzeiros marítimos.

Até o momento, 1.370 pessoas morreram por complicações causadas pelo coronavírus, das quais 1.367 na China.

'
Enviando