Home > TOME NOTA > Operação Fim de Ano da Anac começa nesta quarta-feira em 13 aeroportos

TOME NOTA

13/12/2016 10:53 por Redação

Operação Fim de Ano da Anac começa nesta quarta-feira em 13 aeroportos

Passageiros devem ficar atentos ao horário de check-in e embarque; esquema especial irá até 8 de janeiro

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) dará início nesta quarta-feira (14) à Operação Fim de Ano 2017, que envolverá 13 aeroportos. Os objetivos são fiscalizar a prestação do serviço de transporte aéreo de passageiros e prestar informações sobre direitos e deveres dos passageiros no período de maior movimentação nos aeroportos do país. A operação se estenderá até 8 de janeiro.

Cerca de 300 servidores da Anac trabalharão em turnos para reforçar a fiscalização. Além disso, haverá uma equipe móvel especial de servidores em Brasília para coordenar a operação e atuar em qualquer local do país caso ocorra algum evento não esperado.

O passageiro deve se programar para chegar ao aeroporto com antecedência. Essa será a primeira alta temporada com a vigência dos novos procedimentos de inspeção para embarque (raios-X). A Anac ressalta que o horário de fechamento do check-in pode variar de uma companhia para outra e de voo doméstico para o internacional.

Direitos – De acordo com a Resolução nº. 141/2010, é dever da empresa informar aos passageiros sobre atrasos e cancelamentos de voo e o motivo.

• atrasos superiores a uma hora: companhia área deve oferecer facilidade de comunicação (ligação telefônica, internet e outros);
• atrasos superiores a 2 horas: empresa deve fornecer alimentação adequada;
• atrasos superiores a 4 horas: empresa deve providenciar acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem.

A agência mantém o telefone 163, que funciona 24 horas, sete dias por semana, com atendimento em português, inglês e espanhol.

Participam da Operação Fim de Ano os aeroportos do Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro); Congonhas e Guarulhos (São Paulo); Dep. Luiz Eduardo Magalhães (Salvador); Juscelino Kubitscheck (Brasília); Confins (Belo Horizonte); Afonso Pena (Curitiba); Salgado Filho (Porto Alegre): Viracopos (Campinas/SP); Pinto Martins (Fortaleza); Gilberto Freyre (Recife); e Eduardo Gomes (Manaus).

'
Enviando