Home > ADVILLAGE > CBS e Viacom anunciam acordo para fundir suas operações

ADVILLAGE

14/08/2019 08:34 por Advillage

CBS e Viacom anunciam acordo para fundir suas operações

Ambas empresas pertencem à holding do bilionário Sumner Redstone; ViacomCBS quer liderar a produção global de conteúdo multiplataforma

VIACOM CBS
A Viacom e a CBS chegaram a um acordo para a fusão das duas companhias, criando uma empresa combinada – a ViacomCBS - com mais de US $ 28 bilhões em receita.

Em comunicado divulgado nesta terça-feira (13), em Nova York, a Viacom diz que nascerá da fusão “uma empresa global líder em conteúdo multiplataforma”, com posições de liderança em mercados nos EUA, Europa, América Latina e Ásia. Inclui “o maior negócio de televisão nos EUA”, que produz conteúdo de notícias, esportes, entretenimento geral, cultura pop, comédia, música e programação infantil. A fusão abrange ainda um grande estúdio de cinema de Hollywood, a Paramount Pictures.

A empresa combinada terá um portfólio de marcas poderosas de consumo, incluindo CBS, Showtime, Nickelodeon, MTV, BET, Comedy Central e Paramount Network, além de um acervo “icônico” de mais de 140 mil episódios de TV premium e mais de 3,6 mil títulos de filmes, incluindo franquias como Star Trek e Missão Impossível.

O comunicado destaca ainda cerca de 750 séries de televisão encomendados ou em produção, e um alcance global de mais de 4,3 bilhões de assinantes de TV em mais de 180 países. A nova empresa também será um dos principais investidores em conteúdo, com mais de US$ 13 bilhões gastos nos últimos 12 meses.

As duas empresas são controladas pela National Amusements, holding do bilionário Sumner Redstone, de 96 anos, e de sua filha, Shari Redstone, de 65 anos. O acordo representa uma vitória para Shari Redstone, presidente da National Amusement, assinala a Reuters. “A combinação das duas empresas ocorre em meio a um cenário de mídia cada vez mais competitivo, dominada pela Walt Disney e pela Netflix”, observa a agência de notícias.

Bob Bakish, presidente e diretor executivo da Viacom, se tornará presidente e diretor executivo da ViacomCBS. “Nossa capacidade única de produzir conteúdo premium e popular para audiências globais em escala para as nossas plataformas e para os nossos parceiros em todo o mundo nos permitirá maximizar nossos negócios de imediato, enquanto nos posicionamos para liderar nos próximos anos”, diz o executivo no comunicado.

Joe Ianniello, presidente e diretor executivo interino da CBS, se tornará presidente e CEO da CBS. “Esta fusão traz um novo conjunto de oportunidades para as duas empresas. Na CBS, vivemos um excelente momento criativo e operacional, e o portfólio da Viacom ajudará a acelerar esse progresso. Tenho o prazer de manter o foco na principal prioridade da CBS, a transformaççao em uma emoresa de conteúdo premium global e multiplataforma”.

“Meu pai disse uma vez: 'o conteúdo é rei', o que nunca foi tão verdadeiro quanto hoje. Através da CBS e da paixão compartilhada da Viacom pelo conteúdo premium e pela inovação, vamos estabelecer uma organização de mídia multiplataforma de classe mundial que está bem posicionada para o crescimento de uma indústria em rápida transformação”.

Leia o comunicado aqui (pdf em inglês).

Siga-nos no Twitter

'
Enviando