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15/03/2017 12:56 por Advillage

Vendas de PCs em 2016 foram as mais fracas dos últimos 13 anos

Estudo da IDC aponta que foram vendidos 4,5 milhões de computadores no ano passado, queda de 31,7% sobre 2015

O mercado brasileiro de PCs voltou a cair em 2016, e fechou o ano com 4,5 milhões de máquinas vendidas, o que representa uma queda de 31,7% em relação ao ano anterior – que já havia sido fraco, com 6,6 milhões de unidades comercializadas,

Segundo o IDC Brazil PCs Tracker Q4, da IDC Brasil, do total de máquinas comercializadas no ano passado, 2,8 milhões foram notebooks (queda de 30% na comparação com 2015) e 1,7 milhão foram desktops (queda de 35%). O mercado doméstico absorveu 3 milhões de computadores, enquanto 1,5 milhão seguiu para o segmento corporativo.

“A venda de computadores em 2016 ficou dentro das nossas expectativas. Além da crise econômica que impactou o mercado, no ano passado houve mais interesse por smartphones, tablets e até por aparelhos televisores inteligentes, que oferecem a possibilidade de assistir a filmes e consumir entretenimento”, diz Pedro Hagge, analista de pesquisa da IDC Brasil. “Ou seja, o computador, que até 2012 era praticamente o único dispositivo a oferecer acesso a internet, ano a ano vem perdendo espaço para outros dispositivos”.

Além da queda nas vendas, a receita com a venda de PCs também diminuiu  em 2016: o mercado todo faturou R$ 10,9 milhões ano passado, contra R$ 15,3 milhões em 2015. O tíquete médio dos computadores em 2016 foi de R$ 2.413, contra R$ 2.326 em 2015 e R$ 1.694 em 2014. “A alta nos preços deve-se a fatores como a alta do dólar e a chegada ao mercado de equipamentos mais robustos”, explica Pedro Hagge. “Antes os fabricantes ‘brigavam’ para oferecer o menor preço, e hoje lutam por rentabilidade. O resultado é um mercado mais saudável e com equipamentos de melhor qualidade”, acredita.

2017 - A tendência, segundo a IDC Brasil, é que o mercado se estabilize em 2017, mantendo os 4,5 milhões de computadores vendidos no ano passado.

“Mesmo que a economia melhore, não devemos ter um incremento nas vendas este ano. O mercado de computadores é maduro e a vida útil das máquinas tem passado dos seis anos, já que a qualidade é melhor e o uso tem sido dividido com outros dispositivos. Para se destacar no mercado, os fabricantes precisam inovar e oferecer produtos com preços acessíveis”, conclui Hagge.

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