Home > ADVILLAGE > Morre no Rio o jornalista, diretor e crítico de cinema Nelson Hoineff, aos 71 anos

ADVILLAGE

16/12/2019 07:33 por Advillage

Morre no Rio o jornalista, diretor e crítico de cinema Nelson Hoineff, aos 71 anos

Causa da morte não foi divulgada; enterro será ao meio-dia, no Cemitério Israelita do Caju

NELSON HOINEFF
Morreu neste domingo (15), aos 71 anos, no Rio de Janeiro, o jornalista, crítico de cinema e diretor de televisão Nelson Hoineff. A família não informou a causa da morte. Segundo amigos próximos, ele sofria de diabetes.

A notícia foi confirmada ao G1 por Ricardo Largman, vice-presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) – instituição que Nelson Hoineff fundou e presidiu por vários anos. A ACCRJ publicou nota sobre o falecimento, leia aqui.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1948, Hoineff dirigiu a área de programas jornalísticos de diversas emissoras - a extinta Rede Manchete, SBT, Band, GNT, TV Cultura e TVE do Rio. Na Manchete, criou o programa Documento Especial, que foi ao ar de 1988 a 1992. A serie ganhou sobrevida no SBT (1992 a 1995) e na Band (1996 a 1997). Foram produzidos 430 episódios. Entre 2008 e 2010, cerca de 80 programas foram reprisados pelo Canal Brasil.

Nelson Hoineff especializou-se em HDTV e novas tecnologias de distribuição de TV em Nova York - onde fez seu mestrado e doutorado - e Tóquio. Hoineff estagiou na produção de conteúdo em HDTV analógico na NHK, em 1988. Mais tarde, tornou-se membro do conselho consultivo do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD).

Além de fundador e por quatro vezes presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro, Hoineff também ajudou a fundar a Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão , da qual foi vice-presidente por duas gestões. Participou ainda da fundação do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro e atuou na Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

O enterro está marcado para as 12h, Cemitério Comunal Israelita do Caju, na zona portuária do Rio de Janeiro.

Siga-nos no Twitter

'
Enviando