Home > DOCES E SALGADOS > Carrefour compra 30 lojas do Makro no Brasil por R$ 1,95 bilhão

DOCES E SALGADOS

17/02/2020 09:44 por Redação

Carrefour compra 30 lojas do Makro no Brasil por R$ 1,95 bilhão

Varejista francesa quer acelerar a expansão da rede Atacadão; o Makro, por sua vez, pretende fortalecer suas operações em SP

Em fato relevante publicado neste domingo (16), o Grupo Carrefour Brasil anunciou a aquisição de 30 lojas da rede Makro no país. O Makro Atacadista S/A pertence à SHV Holdings, sediada em Amsterdã, e opera em cinco países da América do Sul Argentina, Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela. No Brasil desde 1972, possui 67 lojas em 22 estados e no DF.

Das trinta lojas envolvidas no negócio, 22 são próprias e as demais são alugadas. O compromisso inclui ainda 14 postos de combustíveis operados pelo Makro. As unidades em aquisição pela gigante varejista francesa estão localizadas em 17 estados – Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Bahia, Pernambuco, Ceará, Mato Grosso, Alagoas, Santa Catarina, Pará, Amazonas, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraíba, Tocantins e Distrito Federal.

O valor negociado pelos ativos é de R$ 1,953 bilhão.

“A transação acelera significantemente a expansão do Atacadão”, diz o fato relevante. “As 30 lojas, que somam 165.000 m² de área de venda, apresentaram em 2019 vendas brutas de aproximadamente R$ 2,8 bilhões e possuem grande complementaridade geográfica com as lojas já existentes do Atacadão”, detalha o documento.

O texto segue: “A transação permitirá ao Atacadão expandir sua presença em particular no densamente povoado estado do Rio de Janeiro (7 lojas) e na região Nordeste (8 lojas). As novas lojas somam-se às 187 lojas já existentes do Atacadão que continuará com seu forte crescimento orgânico”.

O Grupo Carrefour Brasil pretende converter a bandeira das novas lojas para Atacadão no período de 12 meses após o fechamento da transação. “Baseado no modelo do Atacadão, o grupo espera que as vendas aumentem em mais de 60% e que a estrutura de custos seja otimizada, possibilitando o alcance gradual de níveis de rentabilidade similares aos existentes nas lojas atuais”.

“Essa transação é o movimento mais importante do Grupo Carrefour no Brasil desde a aquisição do Atacadão em 2007”, diz Alexandre Bompard, presidente do Conselho de Administração e CEO do Grupo Carrefour. “Isso evidencia nosso comprometimento com a expansão de nossos formatos de crescimento. (...) O modelo de atacado tem sido um grande contribuintepara o crescimento do Carrefour nos últimos anos, especialmente no Brasil. Com essa transação, iremos expandir nossa presença no mercado brasileiro, o segundo maior mercado para o Grupo depois da França.”

O Makro pretende manter sua operação no Brasil, com foco especial nas 24 lojas da rede São Paulo.

Leia também: Carrefour quer abrir 20 novas lojas do Atacadão por ano.

'
Enviando