Home > DOCES E SALGADOS > Credores aprovam plano de recuperação judicial de Viracopos

DOCES E SALGADOS

17/02/2020 10:48 por Redação

Credores aprovam plano de recuperação judicial de Viracopos

Concessionária se compromete a entrar com pedido de qualificação do aeroporto para nova licitação; concessão iria até 2042

Os credores do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), aprovaram, na sexta-feira (14), o plano de recuperação judicial da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV).

Segundo a Anac, a ABV assumiu o compromisso de apresentação do pedido de qualificação do empreendimento no programa de relicitação de ativos de infraestrutura do governo federal. A adesão à relicitação é um ato voluntário da concessionária e consiste na devolução amigável do ativo com a consequente realização de novo leilão e assinatura de contrato de concessão com outra empresa.

Originalmente, o contrato de concessão de Viracopos expiraria em 2042.

“Conforme disposto no plano, todos os créditos devidos pela concessionária à União serão compensados do valor de indenização a ser paga à concessionária pelos investimentos realizados e que ainda não tenham sido amortizados até a extinção antecipada do contrato”, informa a Anac, em comunicado.

Em fevereiro de 2012, o consórcio ABV – formado pelas empresas Triunfo Participações e Investimentos, construtora UTC e Egis com 51%, e Infraero, com 49%) ganhou o direito de explorar Viracopos por 30 anos. A concessionária entrou com pedido de recuperação judicial em maio de 2018 junto à 8ª Vara Cível da Justiça de Campinas, sede do aeroporto. O pedido de recuperação judicial foi o primeiro entre as concessionárias que administram aeroportos no país. A solicitação engloba as controladas Aeroportos Brasil, Aeroportos Brasil Viracopos e Viracopos Estacionamentos.

'
Enviando