Home > DOCES E SALGADOS > ONU escolhe Achim Steiner para comandar o Pnud nos próximos quatro anos

DOCES E SALGADOS

19/04/2017 09:32 por Redação

ONU escolhe Achim Steiner para comandar o Pnud nos próximos quatro anos

Nome do diplomata e ambientalista, que nasceu e passou a infância no Brasil, precisa ser aprovado pela Assembleia Geral

O secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou esta terça-feira a indicação de Achim Steiner como o próximo chefe do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), orgão que tem como missão promover o desenvolvimento e eliminar a pobreza no mundo.

Depois de consultar a diretoria executiva da agência da ONU, Guterres escreveu carta ao presidente da Assembleia Geral pedindo a confirmação de Steiner, cidadão alemão que nasceu e passou a infância no Brasil, para um mandato de quatro anos. Ele deverá suceder a neozelandesa Helen Clark, que ocupa o cargo desde 2009.

Desde o ano passado, Steiner é o diretor da Oxford Martin School, unidade de pesquisa e política da faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Anteriormente, Steiner comandou a ONU Meio Ambiente, agência ambiental das Nações Unidas entre 2006 e 2016. Ainda no sistema das Nações Unidas, foi diretor-geral do escritório da ONU em Nairobi, no Quênia, entre 2009 e 2011.

Steiner é diplomata e ambientalista, e possui dupla nacionalidade. Nasceu em Carazinho, no Rio Grande do Sul, em 1961. Foi para Alemanha aos dez anos, quando o contrato de trabalho de seu pai, um agrônomo alemão, expirou.

'
Enviando