Home > DOCES E SALGADOS > Em comício na Paraíba, Lula se lança na arena eleitoral de 2018

DOCES E SALGADOS

20/03/2017 08:50 por Redação

Em comício na Paraíba, Lula se lança na arena eleitoral de 2018

"Se eu for candidato, é para ganhar a eleição nesse país", disse o ex-presidente ao inaugurar trecho da obra de transposição do São Francisco

Em um ato no sertão da Paraíba, neste domingo (19), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou-se no cenário eleitoral de 2018 e denunciou publicamente uma articulação para impedir que ele volte a se candidatar ao Palácio do Planalto.

Ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff e de governadores, senadores e deputados aliados, Lula participou da “inauguração popular“ de um trecho concluído das obras de transposição do rio São Francisco, iniciadas durante seu governo e levadas adiante na gestão de Dilma. A comitiva foi recebida em festa por uma multidão de populares em Monteiro, município de cerca de 33 mil habitantes situado a 305 quilômetros de João Pessoa.

Em discurso, Lula criticou o governo Michel Temer e disse que está disposto a "brigar nas ruas" contra seus opositores, em referência à disputa eleitoral. “Eu nem sei se estarei vivo para ser candidato em 2018, mas sei que eles querem evitar que eu seja candidato. Eles que peçam a Deus para eu não ser candidato. Porque, se eu for, é para ganhar a eleição nesse país", disse Lula.

Ao mesmo tempo em que lançou dúvida sobre sua candidatura, o líder petista fez elogios efusivos ao ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, hoje no PDT, e ao ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que foi ministro da Educação em seu governo. Nenhum dos dois estava presente ao evento.

"Vocês sabem o que estão tentando fazer com a esquerda nesse país, o que fizeram com a Dilma e estão tentando fazer comigo. Eu quero dizer que, se eles quiserem brigar comigo, eles vão brigar comigo nas ruas desse país, para que o povo possa ser o senhor da razão", discursou.

Dilma, que fez discurso antes de Lula, lançou abertamente a candidatura de seu padrinho político à Presidência em 2018. "Todos nós temos um encontro marcado com a democracia em outubro de 2018. Eles sabem que, se nos deixarem conversar com o povo, nós ganharemos essa eleição".

A inauguração oficial do trecho leste da obra de transposição do rio São Francisco foi feita pelo presidente Michel Temer no último dia 10, sem a festa popular que caracterizou a “inauguração popular” realizada neste domingo. O evento em Monteiro foi ignorado pelas grandes redes de TV, e transmitido ao vivo – em UHF, parabólicas e internet - somente pela TVT, emissora educativa mantida pela Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, ligada ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

'
Enviando