Home > DOCES E SALGADOS > UE diz não existir nenhum alerta sobre carne brasileira no mercado europeu

DOCES E SALGADOS

20/03/2017 13:52 por Redação

UE diz não existir nenhum alerta sobre carne brasileira no mercado europeu

Dos 21 frigoríficos envolvidos no escândalo, quatro tinham permissão de exportar para os 28 países do bloco

A União Europeia quer mais detalhes das carnes certificadas recentemente pelos frigoríficos envolvidos no escândalo da “Operação Carne Fraca”. A informação foi divulgada pela Comissão Europeia após as explicações enviadas a Bruxelas pelas autoridades brasileiras, nesta segunda-feira (20). A notícia é da Rádio França Internacional.

Mais cedo, a Comissão Europeia anunciou que vai suspender a importação de carne das empresas envolvidas no esquema de fraude dos frigoríficos no Brasil.  A CE pediu ao Brasil que retire imediatamente da lista de estabelecimentos autorizados a exportar para a União Europeia os frigoríficos envolvidos no escândalo.

De concreto, dos 21 frigoríficos envolvidos no escândalo da “Carne Fraca”, quatro tinham permissão de exportar para os 28 países do bloco europeu. A Comissão Europeia confirmou à RFI Brasil que, “neste estágio, não existe nenhum alerta específico das carnes brasileiras nos mercados europeus”. A União Europeia é o maior destino das carnes brasileiras, tendo importado, no ano passado, cerca de US$ 2,5 bilhões de carnes.

Na coletiva de imprensa desta segunda-feira, o porta-voz para Saúde Pública e Segurança Alimentar da Comissão Europeia, Enrico Brívio, afirmou que “a Comissão Europeia está ciente das investigações sobre o esquema de fraude e propina envolvendo fiscais e frigoríficos no Brasil.

Desde sexta-feira passada (17), quando foram feitas as revelações da Operação Carne Fraca, Bruxelas pediu verificação e ação das autoridades brasileiras, além de intensificar os contatos diplomáticos durante o final de semana”. Segundo Brívio, a Comissão Europeia e os países do bloco estão acompanhando a situação “atentamente”.

Em Bruxelas, o porta-voz para a Agricultura da Comissão Europeia, Daniel Rosario, ressaltou que “qualquer exportação atual ou futura terá sempre que atender os padrões de segurança e qualidade estabelecidos pela legislação da União Europeia”.

Mercosul - A Comissão Europeia garantiu nesta segunda-feira que o escândalo da carne no Brasil não terá impacto nas negociações do acordo de livre comércio UE-Mercosul. Os dois blocos estão reunidos até a próxima sexta-feira (24), em Buenos Aires, para mais uma rodada de negociações. Um dos temas pendentes é justamente a inclusão da exportação de carnes do Mercosul para a Europa.

Leia mais:

Coreia do Sul suspende importação de produtos de frango da BRF
Produtores são as grandes vítimas do esquema descoberto na Carne Fraca, diz CNA
Empresas "maquiavam" carne vencida e subornavam fiscais de ministério, diz PF

'
Enviando