Home > ADVILLAGE > Google leva multa de 150 milhões de euros na França

ADVILLAGE

20/12/2019 09:54 por Advillage

Google leva multa de 150 milhões de euros na França

Órgão francês de regulação da concorrência viu abuso de posição dominante da empresa no mercado de publicidade online

Após quatro anos de investigação, a Autoridade Francesa da Concorrência multou o Google em 150 milhões de euros por abuso de posição dominante no mercado de publicidade online. A sanção ocorre em razão do “comportamento anticompetitivo” do portal e de regras pouco claras no Google Ads. E diz respeito à exibição de links patrocinados - pagos pelos anunciantes - nos resultados de seu mecanismo de pesquisa.

O Google disse que recorrerá da multa.

A França e outros países europeus têm questionado grandes empresas de tecnologia dos EUA, como Google, Facebook, Apple e Amazon, que são frequentemente criticadas por pagarem impostos relativamente baixos, relata a Reuters.

Em janeiro, o órgão de proteção de dados da França multou o Google em 50 milhões de euros por violar as regras de privacidade online da União Europeia. Na época, as autoridades argumentaram que o Google carecia de transparência e clareza na maneira como informava os usuários sobre o uso de seus dados pessoais.

Em setembro, o Google concordou em pagar cerca de 1 bilhão de euros às autoridades francesas para resolver uma investigação de fraude fiscal iniciada há quatro anos.

Leia: Google vai pagar quase 1 bilhão de euros em impostos e multas à França.

Isabelle de Silva, chefe da autoridade francesa de concorrência, disse em entrevista coletiva que o domínio do Google na publicidade online era “extraordinário”, com uma participação de mercado de cerca de 90%.

Siga-nos no Twitter

'
Enviando