Home > ADVILLAGE > Gal, robô inteligente da Gol, começa a dar expediente no aeroporto de Guarulhos

ADVILLAGE

23/10/2019 09:26 por Advillage

Gal, robô inteligente da Gol, começa a dar expediente no aeroporto de Guarulhos

Assistente virtual da companhia aérea ganha um corpo físico e passa a atender clientes presencialmente no check-in

A Gol Linhas Aéreas apresentou nesta terça-feira (22), no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, sua robô para atendimento ao cliente. Segundo a empresa, o lançamento é inédito na América Latina.

Batizada de GAL, assistente virtual movida por inteligência artificial e que já faz atendimentos aos clientes no site da Gol, ganhou um corpo físico e estará presencialmente na área do check-in da companhia aérea e Guarulhos. 

“Com essa novidade, trazemos a inteligência artificial ainda mais próxima do nosso dia a dia, com mecanismos e informações complementares para orientar sobre diferentes situações”, diz Paulo Palaia, diretor de TI da GOL. 

A robô GAL está programada para tirar diversas dúvidas dos passageiros e, no primeiro momento, poderá auxiliar os consumidores em questões relacionadas ao autoatendimento, despacho de bagagens e orientações de check-in.  “A GAL nos ajudará a interagir com os clientes de uma maneira diferente e inovadora, mas não substituirá em nenhum momento as atividades dos nossos colaboradores. O nosso objetivo é sempre promover uma experiência simples e inteligente”, diz José Luiz Belixior, diretor de aeroportos da Gol.

Além de esclarecer dúvidas, GAL também está configurada para se locomover por dez diferentes pontos do aeroporto pré-estabelecidos. Se algum cliente quiser ajuda para chegar até a loja ou na área de atendimento preferencial, por exemplo, a robô poderá auxiliar no percurso desse trajeto.

Em um segundo momento, a companhia projeta também conectá-la ao sistema para realização de outros serviços, como troca de assentos ou remarcação de voos.

Após o período de testes, a Gol planeja ampliar a experiência para outros aeroportos do país. A tecnologia da robô foi inspirada em soluções da empresa chinesa Ubtech, líder em robótica humanoide, e desenvolvida no país pela Pluginbot, primeira startup da América Latina a integrar chatbots, IA, robôs e humanoides em uma plataforma multicanal. A solução usa a tecnologia de IBM Watson, a plataforma de inteligência artificial da IBM na nuvem.

GOL GAL

Siga-nos no Twitter

'
Enviando