Home > DOCES E SALGADOS > Depois de muita relutância, COI decide adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio

DOCES E SALGADOS

24/03/2020 08:38 por Redação

Depois de muita relutância, COI decide adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio

Decisão foi tomada em conjunto com o governo do Japão; a princípio, competição acontecerá no verão de 2021

O Comitê Olímpico Internacional e o governo do Japão confirmaram nesta terça-feira (24) o adiamento dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, que estavam marcados para o período de 24 de julho a 9 de agosto. A decisão havia sido antecipada ontem (23) pelo dirigente esportivo canadense Dick Pound, membro mais antigo do COI.

O COI informou que o presidente do Comitê, o ex-esgrimista alemão Thomas Bach, e o primeiro-ministro do Japão, Abe Shinzo, realizaram uma teleconferência nesta manhã “para discutir o ambiente em constante mudança em relação ao COVID-19 e aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020”. Também participaram da conversa virtual o presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020, Mori Yoshiro; o ministro olímpico, Hashimoto Seiko; o governador de Tóquio, Koike Yuriko; e outros dirigentes envolvidos com a Olimpíada.

Em nota, o comitê diz que os líderes concordaram que os Jogos Olímpicos em Tóquio poderiam ser “um farol de esperança para o mundo durante esses tempos conturbados e que a chama olímpica poderia se tornar a luz no fim do túnel em que o mundo se encontra no momento. Portanto, ficou acordado que a chama olímpica permanecerá no Japão. Também ficou acordado que os Jogos manterão o nome de Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020”.

“Nas circunstâncias atuais e com base nas informações fornecidas pela Organização Mundial de Saúde, o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada em Tóquio devem ser remarcados para uma data além de 2020, mas não mais tarde do que o verão de 2021 , para salvaguardar a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e da comunidade internacional”, segue o comunicado.

Há menos de uma semana, o próprio COI havia sinalizado a manutenção dos Jogos na data original, mas esse posicionamento vinha causando crescente desconforto na comunidade esportiva internacional.

'
Enviando