Home > DOCES E SALGADOS > Governo espanhol lança ofensiva jurídica para impugnar candidatura de Puigdemont

DOCES E SALGADOS

26/01/2018 08:46 por Redação

Governo espanhol lança ofensiva jurídica para impugnar candidatura de Puigdemont

Ex-presidente catalão, autoexilado na Bélgica, é candidato único na sessão parlamentar especial da próxima terça

O governo espanhol anunciou nesta quinta-feira (25) que irá à Justiça contra a candidatura do ex-presidente Carles Puigdemont à presidência da Catalunha, proposta pelo Parlamento catalão, sob alegação de que pesa sobre ele uma ordem de prisão por seu papel no episódio de declaração de independência da região, em outubro do ano passado.

O recurso pode vir a ser apresentado nesta sexta-feira (26) pelo chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, segundo explicou a vice-presidente Sáenz de Santamaría, em entrevista coletiva. "O fundamento é que o atual status jurídico do senhor Puigdemont é incompatível com seu comparecimento pessoal na Câmara catalã, já que pesa sobre ele uma ordem judicial de detenção que deve se fazer efetiva logo que entrar em território espanhol".

Carles Puigdemont, em exílio voluntário na Bélgica desde o fim de outubro, é o único candidato a presidir a Catalunha, assinala a Rádio França Internacional. A sessão para a escolha do noivo presidente catalão foi marcada pelo presidente do Parlamento, o separatista Roger Torrent, para a próxima terça-feira (30), as 15h locais (12h em Brasília).

Leia mais:

Procurador espanhol pede prisão de ex-líder catalão na Dinamarca
Aliados sugerem que ex-líder exilado governe a Catalunha por Skype
Madri diz que manterá controle direto se líder separatista catalão for reeleito

'
Enviando