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DOCES E SALGADOS

27/01/2020 11:34 por Redação

Confiança do comércio avança ao maior patamar desde fevereiro/19

Alta do índice da FGV em janeiro foi influenciada pela melhora das expectativas dos empresários para os próximos meses

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas subiu 1,3 ponto em janeiro, ao passar de 96,8 para 98,1 pontos, maior nível desde fevereiro de 2019 (99,8 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice variou 0,2 ponto, se mantendo relativamente estável nos últimos meses.

A confiança subiu em 4 dos 6 segmentos. A melhora do índice foi influenciada pelo resultado favorável do Índice de Expectativas (IE-COM), que subiu 3,8 pontos, ao passar de 100,6 para 104,4, maior nível desde março de 2019 (104,7) e oitavo resultado seguido acima dos 100 pontos. Já o Índice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 1,1 ponto, saindo de 93,0 para 91,9 pontos.

“2020 inicia com alta da confiança do comércio influenciada pela melhora das expectativas que voltaram a subir depois de um período de espera dos empresários no final do ano passado. Por outro lado, os indicadores de situação atual que vinham apresentando resultados mais positivos no final de 2019, recuaram em janeiro”, afirma Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio da FGV IBRE. “Essa combinação de resultados mostra que o cenário de recuperação gradual persiste, ainda dependente de sinais mais fortes do mercado de trabalho e da confiança dos consumidores”.

Indicador de desconforto

A queda do ISA-COM em janeiro também foi observada na série em médias móveis trimestrais (queda de 0,5 em relação ao mês anterior) e também se reflete no Indicador de Desconforto do Varejo Ampliado (composto pela média das parcelas padronizadas demanda insuficiente, acesso ao crédito bancário e custo financeiro como limitações a melhoria dos negócios). A alta do indicador (em médias móveis trimestrais) mostra que os empresários continuam encontrando limitações no ambiente de negócios. Apesar o patamar estar abaixo do encontrado em janeiro 2019 (5,0 pontos abaixo), o indicador subiu 1,0 ponto em janeiro depois de oito quedas consecutivas.

A edição de janeiro coletou informações de 815 empresas entre os dias 2 e 23 deste mês.

Leia também: Após a melhora em dezembro, confiança do consumidor volta a cair em janeiro.

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