Home > TOME NOTA > Ano letivo começa em 3 de fevereiro no estado de SP, com novo calendário

TOME NOTA

27/01/2020 11:57 por Redação

Ano letivo começa em 3 de fevereiro no estado de SP, com novo calendário

Calendário das escolas públicas prevê 200 dias letivos e dois períodos de recesso, ao fim do 2º e 3º bimestres, além das férias

A partir da semana que vem, com o início do ano letivo no dia 3 de fevereiro, as escolas estaduais de São Paulo terão um novo calendário escolar, com dois períodos de recesso ao fim do segundo e do terceiro bimestre.

O calendário escolar de 202o nas escolas públicas do estado de São Paulo:

• Início do ano letivo: 3 de fevereiro (200 dias letivos);
• Primeiro recesso (fim do primeiro bimestre): entre 20 e 24 de abril;
• Férias (fim do segundo bimestre): entre 10 e 26 de julho
• Segundo recesso (fim do terceiro bimestre): entre 13 e 16 de outubro
• Encerramento do ano letivo: a partir de 23 de dezembro

“Esses períodos são importantes para uma espécie de descompressão”, diz o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares. “É bom para o professor, que pode se reorganizar para começar o segundo bimestre, e também para o aluno, que, com menos tempo contínuo fora da escola, aumenta sua aprendizagem”.

Apesar das mudanças no recesso, as férias dos professores continuam como nos anos anteriores – incluindo 15 dias em janeiro e 15 dias em julho.” Essa mudança foi motivada pelo diagnóstico da Secretaria, baseado em evidências educacionais, as quais apontam que a concentração de férias em longos períodos tem impacto negativo na aprendizagem, em especial para alunos de menor renda”, diz a secretaria.

O calendário 2020 também propõe “semanas de estudos intensivos”, realizadas em momentos-chave do ano para reforçar, recuperar e aprofundar “as aprendizagens essenciais”.

'
Enviando