Home > DOCES E SALGADOS > Ford anuncia corte de 12 mil empregos na Europa até o final de 2020

DOCES E SALGADOS

27/06/2019 12:10 por Redação

Ford anuncia corte de 12 mil empregos na Europa até o final de 2020

Montadora possui atualmente 51 mil funcionários no velho continente, ou 65 mil se incluídas as joint-ventures

A Ford informou nesta quinta-feira (27), em Colônia, na Alemanha, que vai eliminar 12 mil empregos na Europa até o final do próximo ano para tentar recuperar a lucratividade dos negócios. Segundo a Reuters, a estratégia é parte de uma onda de cortes de custos no setor automotivo que enfrenta demanda estagnada e investimentos elevados em novas tecnologias.

O desafio dos veículos elétricos e autônomos e normas de redução de emissões poluentes têm forçado montadoras da Europa a cortar custos fixos e reduzir suas linhas de produtos.

Em comunicado, a montadora americana diz que “a base do novo modelo operacional da Ford na Europa é um amplo programa de melhoria de eficiência projetado para apoiar os novos grupos empresariais. A eficiência da fabricação está sendo aprimorada através do fechamento ou venda de seis plantas de montagem e componentes já anunciadas ou propostas anteriormente anunciadas até o final do próximo ano”. A empresa cita o fechamento da fábrica de motores no País de Gales; o encerramento da central de transporte da Ford Aquitaine Industries, na França; o fechamento de três fábricas na Rússia;e a venda de sua fábrica de transmissão Eslováquia para a Magna.

O corte de 12 mil postos de trabalho europeus será feito principalmente por meio de programas de demissão voluntária. A Ford emprega 51 mil funcionários na Europa - ou 65 mil se incluías as joint-ventures.

Leia o comunicado da Ford aqui (edm inglês).

No início do ano, a Ford anunciou uma revisão de seus negócios, o que incluiu a decisão de interromper a produção de caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) até o final de 2019.

Leia também:
Ford vai eliminar 5 mil vagas de emprego na Alemanha
Trabalhadores da Ford no ABC marcam assembleia para próxima terça

'
Enviando