Home > ADVILLAGE > Após acidente que matou cantor, Anac suspende aeroclube de Maceió

ADVILLAGE

28/05/2019 07:15 por Advillage

Após acidente que matou cantor, Anac suspende aeroclube de Maceió

Agência abriu processo para apurar condições do monomotor que caiu com Gabriel Diniz, de 28 anos, no litoral de Sergipe

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou nesta segunda-feira (27) que suspendeu cautelarmente as operações do Aeroclube de Alagoas e interditou as nove aeronaves pertencentes à empresa, no âmbito das investigações sobre o acidente ocorrido no final da manhã, em Sergipe. A queda do monomotor modelo Piper Cherokee, com capacidade para transportar quatro pessoas, causou a morte do cantor Gabriel Diniz e dos pilotos Abraão Farias e Linaldo Xavier.

Em nota, a Anac afirmou que abriu um processo administrativo para apurar em quais condições estava sendo feito o transporte de um passageiro em uma aeronave de instrução, categoria destinada a voos de treinamento. Eventuais irregularidades poderão resultar na aplicação de sanções administrativas e no envio de denúncia ao Ministério Público e à polícia para medidas no âmbito criminal.

Segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave PT-KLO estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido até fevereiro de 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia até março de 2020. Conforme informações fornecidas pelo Aeroclube de Alagoas, Farias e Xavier possuíam licenças válidas para o modelo de aeronave acidentado.

As investigações sobre as causas do acidente estão sendo conduzidas pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), de Pernambuco.

Resgate – Por volta das 12h30 de ontem, o Corpo de Bombeiros de Estância, município litorâneo a 66 km de Aracaju, recebeu o primeiro contato da Secretaria de Defesa Social dando conta de que populares perceberam a queda de uma aeronave nas proximidades do povoado Porto do Mato.

“Ao chegar no local foi constatada a queda da aeronave. A equipe de Estância fez o resgate das três vítimas, entre elas o cantor Gabriel Diniz. Houve dificuldade porque a aeronave caiu em uma área de mangue ainda com um pouco de água porque a maré não estava vazia. Os corpos estavam dentro da aeronave”, disse ao portal G1 o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gilfran Mateus.

Inicialmente, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) havia informado que eram quatro ocupantes na aeronave, que decolou de Salvador e tinha como destino Maceió. Os corpos chegaram ao Instituto Médico Legal (IML) às 18h15.

Gabriel Diniz

Gabriel Diniz havia feito um show em Feira de Santana, na Bahia, na noite de domingo. No dia seguinte, ele embarcou para Maceió para comemorar o aniversário da namorada, Caroline Calheiros, que completou 25 anos nesta segunda-feira. O artista seria amigo de um dos pilotos, Abraão Farias, que teria ido passar o fim de semana em Salvador e, na volta, teria oferecido uma carona.

O cantor, de 28 anos, ficou conhecido nacionalmente no último verão, após lançar a música “Jenifer”, em janeiro. Até a publicação desta nota, o videoclipe já havia sido visualizado 235 milhões de vezes no YouTube, assista aqui. Ele tinha apresentações agendadas para esta quarta-feira (29) e esta quinta-feira (30) em São Paulo. Depois, estavam previstas datas em Afrânio (PE), Areia Branca (SE), Salvador e Belém.

Nascido em Campo Grande (MS), em 18 de outubro de 1990, José Gabriel de Souza Diniz mudou-se na adolescência para João Pessoa. Com amigos da escola, criou uma banda amadora que fez sucesso na cidade. Mais tarde, foi vocalista das bandas Forró na Farra e Cavaleiros do Forró. Na época, o cantor cursava faculdade de engenharia elétrica e dividia seu tempo entre os estudos e a música.

O velório ocorre nesta manhã no ginásio de esportes Ronaldão, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa. O público fazia fila desde a madrugada. O sepultamento está marcado para o final da tarde, no Cemitério Parque das Acácias, na região central da capital paraibana.

Siga-nos no Twitter

 

'
Enviando