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28/08/2019 11:23 por Advillage

Brasil tem 126,9 milhões de pessoas conectadas; celular é meio de acesso para 97%

Segundo a TIC Domicílios, 60% dos usuários pesquisaram preços de produtos e serviços; 34% fizeram compras ou encomendas pela rede

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, ligado do Comitê Gestor da Internet), revela que 126,9 milhões de pessoas, ou 70% da população brasileira, utilizaram a internet nos três meses que antecederam o levantamento, realizado entre outubro de 2018 e março de 2019.

A TIC Domicílios, que está na 14ª edição, fez entrevistas em 23 mil domicílios de todo o país com o objetivo de medir o uso e apropriação das tecnologias da informação e da comunicação nos domicílios, o acesso individual a computadores e à internet, atividades desenvolvidas na rede, entre outros indicadores.

Classes DE - No recorte por classe socioeconômica, houve avanço no percentual de usuários das classes DE, que passou de 30% em 2015 para quase metade da população (48%) em 2018. Em relação aos dispositivos utilizados, o estudo aponta que 85% dos usuários das classes DE acessam a rede exclusivamente pelo celular; 2% apenas pelo computador; e 13% se conecta tanto pelo aparelho móvel quanto pelo computador. Além disso, 29% acessam apenas via Wi-Fi.

"É importante destacar que, apesar de cada vez mais brasileiros da classe DE usarem a Internet, esse acesso tem acontecido quase que exclusivamente por meio do telefone celular e das redes móveis, o que pode limitar o desenvolvimento de habilidades digitais mais complexas e a apropriação efetiva das tecnologias", comenta Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Nos domicílios – Na internet residencial, houve uma inversão nos últimos três anos na proporção daqueles que se conectam via cabo ou fibra óptica e aqueles que acessam a rede via DSL (linha telefônica). O acesso por DSL caiu de 26% dos domicílios conectados, em 2015, para 10% em 2018. Já o acesso via cabo ou fibra óptica passou de 24% para 39%. Na área urbana, o crescimento do uso de cabo e fibra óptica nos domicílios foi de sete pontos percentuais: de 34% em 2017 para 41% em 2018.

"Os dados indicam um cenário de substituição das tecnologias adotadas pelos provedores de acesso à internet, assim como a expansão das redes de infraestrutura. Os pequenos provedores desempenham um papel importante na oferta do serviço e na expansão dessa rede fora dos grandes centros urbanos", avalia Barbosa. Segundo dados da pesquisa TIC Provedores 2017, 78% dos provedores disponibilizavam conexão via fibra óptica a seus clientes em 2017 (proporção que era de 49% em 2014).

Aplicativos – Segundo o TIC Domicílios, um terço (32%) dos internautas brasileiros pediu táxis ou motoristas em aplicativos, o que representa 40,8 milhões de pessoas; 28% pagaram por serviços de filmes ou séries online; 12% fizeram pedidos de refeições em sites ou aplicativos; e 8% pagaram por serviços digitais de música.

Ainda no que se refere ao comércio eletrônico, 60% dos brasileiros conectados pesquisaram preços de produtos e serviços; 34% fizeram compras ou encomendas online; e 19% divulgaram ou venderam produtos e serviços. Os principais canais de divulgação e venda são as redes sociais (67%), os sítios de compra e venda (63%), mensagens em aplicativos de conversas (48%) e e-mail (13%).

Já entre os internautas que não adquiriram produtos e serviços online, a grande maioria (83%) prefere realizar compras pessoalmente; 62% não têm confiança no produto a ser recebido; e 59% se preocupam em fornecer informações pessoais ou em usar o cartão de crédito pela internet.

"Para além da conectividade, as habilidades digitais e a confiança no ambiente da Internet são fatores fundamentais para impulsionar o comércio eletrônico", afirma Alexandre Barbosa.

Acesse a aoresentação da pesquisa aqui (pdf).

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