Home > DOCES E SALGADOS > Justiça espanhola suspende posse de Puigdemont na Catalunha

DOCES E SALGADOS

29/01/2018 08:54 por Redação

Justiça espanhola suspende posse de Puigdemont na Catalunha

Tribunal decide que ex-presidente catalão, exilado em Bruxelas e ameaçado de prisão, teria de comparecer pessoalmente à cerimônia

O Tribunal Constitucional espanhol anunciou neste sábado (27) a suspensão da posse do líder catalão Carles Puigdemont, exilado na Bélgica, como presidente da Catalunha.

A cerimônia estava prevista para esta terça-feira (30) no Parlamento, onde os separatistas, que venceram o pleito em 21 de dezembro, são maioria. Puigdemont queria fazer o juramento por videoconferência, ou sendo representado por outro deputado. Após horas de debates entre os onze juízes presentes à sessão, o tribunal decidiu impedir a posse, “a não ser que ele compareça pessoalmente ao Parlamento com autorização judicial".

"Os magistrados consideram indispensável que Puigdemont vá pessoalmente à Câmara e que, para isso, obtenha autorização prévia do juiz que está conduzindo o processo criminal em que sua detenção foi acordada", afirma o comunicado.

Carles Puigdemont era presidente da Catalunha até outubro passado, quando foi destituído pelo governo espanhol após proclamar a independência da região, em respeito ao resultado do referendo realizado no dia 1º daquele mês. Após a destituição, Puigdemont autoexilou-se em Bruxelas.

Leia: Governo espanhol lança ofensiva jurídica para impugnar candidatura de Puigdemont.

'
Enviando