Home > DOCES E SALGADOS > Campos Neto nomeia o presidente da Unidade de Inteligência Financeira

DOCES E SALGADOS

20/08/2019 16:21 por Redação

Campos Neto nomeia o presidente da Unidade de Inteligência Financeira

Ricardo Liáo, servidor de carreira do BC, assumirá o órgão que sucede o Coaf

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, assinou agora à tarde uma portaria nomeando o economista Ricardo Liáo, servidor aposentado do próprio BC, para presidir a Unidade de Inteligência Financeira (UIF), nova denominação do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).

A mesma portaria dispensa do cargo Roberto Leonel de Oliveira Lima, indicado pelo ministro da Justiça Sérgio Moro e que nas últimas semanas tornou-se alvo da insatisfação do presidente Jair Bolsonaro, como lembra o jornal O Globo.

Economista pelo Centro Universitário de Brasília (1979), Liáo era diretor de Supervisão do Coaf, área responsável pela regulação, fiscalização e a aplicação de penas administrativas relativas à prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

Em nota divulgada hoje, mais cedo, o BC destaca que a UIF será dotado de autonomia técnica e operacional. “Trata-se de medida proposta pelo Ministério da Economia e pelo Banco Central dentro de projeto amplo para o aperfeiçoamento institucional do sistema regulatório brasileiro”.

Leia: MP que muda nome do Coaf e o transfere para o BC já está no Diário Oficial.

'
Enviando