Home > ADVILLAGE > Instagram testa no Brasil ferramenta de vídeo para rivalizar com o TikTok

ADVILLAGE

12/11/2019 16:11 por Advillage

Instagram testa no Brasil ferramenta de vídeo para rivalizar com o TikTok

Ferramenta Reels ("Cenas" no mercado brasileiro) permite gravar e editar vídeos curtos, inserir música e compartilhar nos stories

O Instagram escolheu o Brasil para fazer os testes de um novo recurso, o Instagram Reels, que permite que o usuário crie vídeos curtos (15 segundos) embalados por trilhas sonoras variadas por meio da função “Músicas” do Stories. No Brasil, o recurso chama-se “Cenas”.

O Reels está sendo lançado hoje (12) nos sistemas iOS e Android, exclusivamente no mercado brasileiro. Os testes em um mercado específico deverão ajudar o Instagram a definir sua estratégia de personalização e integração.  O diretor de produtos da empresa, Robby Stein, diz que o Brasil tem uma grande população no Instagram, uma cultura profundamente musical “e uma próspera comunidade de criadores”.

“Sabemos que o Stories é um local de expressão para mais de 500 milhões de pessoas diariamente. Queremos ajudar a nossa comunidade oferecendo novas maneiras para que todos possam se expressar criativamente e a se aproximar ainda mais das pessoas e das coisas que amam”, diz a empresa.

Por ser ainda experimental, a nova função ainda não aparece disponível para a maioria dos usuários. Segundo o Instagram, para usar o Cenas, o usuário precisa apenas acionar a câmera dentro do próprio app da rede social, como se estivesse gravando um story novo, relata o site Canaltech. Após gravar o vídeo, a pessoa poderá editá-lo cena a cena (por isso o nome), inserindo a trilha sonora de sua escolha. O compartilhamento pode ser feito publicamente via Stories, direcionado apenas à lista de melhores amigos ou então enviados diretamente a um ou mais contatos via direct.

Na parte de edição, o Cenas trará diversas ferramentas, como controle de velocidade na reprodução (acelerar ou diminuir o tempo do vídeo), temporizador (para um atraso no início das gravações e liberando as mãos do usuário) ou ainda a chamada “ferramenta fantasma”, que permite sincronizar diferentes trechos, ordenar as gravações, gravar com várias pessoas ou fazer alterações personalizadas.

Será possível visualizar as Cenas em duas áreas diferentes do Instagram, observa o Link do Estadão. Para quem quiser produzir seus próprios vídeos, será necessário acessar os Stories. Lançada em agosto de 2016, a ferramenta deixa vídeos e fotos no ar por até 24 horas e já contabiliza 500 milhões de usuários ativos todos os dias no mundo. Além disso, será possível assistir às Cenas mais populares dentro da aba Explorar, que busca mostrar às pessoas as principais criações de influenciadores e produtores de conteúdo na rede social. 

Robby Stein não esconde que que o Reel nasce inspirado no app chinês TikTok, do qual será concorrente. Surgido em 2016 como Douyin, e lançado internacionalmente um ano depois, como musical.ly, o aplicativo é líder na Ásia, nos Estados Unidos e em outras partes do mundo, utilizado para a produção de vídeos e memes para compartilhamento no WhatsApp. Hoje, está disponível em mais de 150 mercados e em 75 idiomas, inclusive o português.

Siga-nos no Twitter

'
Enviando