Home > ADVILLAGE > José Roberto Maluf deve ser o novo presidente da TV Cultura

ADVILLAGE

14/05/2019 16:10 por Advillage

José Roberto Maluf deve ser o novo presidente da TV Cultura

Nome do empresário, que já foi alto executivo da Band e do SBT, deve ser ratificado pelo conselho curador da Fundação Padre Anchieta

O empresário José Roberto Maluf, dono do Grupo Spring de Comunicação, está sendo apontado como sucessor de Marcos Mendonça na presidência da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da Rádio e TV Cultura de São Paulo. Segundo o Estadão, ele foi indicado ao longo de uma busca de um nome “do mercado” coordenada pelo secretário estadual da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que foi ministro do governo Temer.

De acordo com o jornal, o nome de Maluf foi chancelado pelo governador de São Paulo, João Dória, que não queria um político no comando da emissora pública paulista. Caberá, agora, aos 47 membros do Conselho Curador da FPA ratificar ou não a escolha. Para Marcos Mendonça, no entanto, Dória não tem poder para escolher quem vai comandar a emissora; essa atribuição, de acordo com ele, é do conselho. 

O governador tucano prepara um "choque de gestão” na TV Cultura para torná-la lucrativa e, para isso, quebrou uma tradição interna ao atuar diretamente na definição do perfil do novo presidente da Fundação Padre Anchieta. Dória criou um grupo de trabalho para reformular o modelo do canal, com a participação do cineasta Luiz Carlos Barreto, de Ricardo Scalamandré, ex-executivo da Globo, e do empresário José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que hoje comanda a TV Vanguarda, no Vale do Paraíba (SP).

Segundo a coluna de Cristina Padiglione na Folha de S. Paulo, com a candidatura ao cargo protocolada ontem, Maluf será submetido a uma sabatina com os 47 conselheiros da FPA nesta quinta-feira (16) para receber os votos do colegiado na segunda-feira que vem.

O  executivo - Na área de televisão, José Roberto Maluf foi vice-presidente da Band e do SBT. No setor de mídia impressa, sua editora Spring é responsável por publicações como a revista Rolling Stone, que deixou de circular no ano passado mas mantém-se ativa na internet.

Cultura 50 anos

Um dos últimos atos de Marcos Mendonça à frente da TV Cultura será a realização de um evento em comemoração aos 50 anos da TV Cultura. Embora a emissora tenha sido inaugurada em junho de 1969, a festa para convidados acontecerá na noite desta quarta-feira, 15 de maio, no Theatro Municipal de São Paulo.

Siga-nos no Twitter

'
Enviando