Home > ARTIGOS > Sobre o descompasso entre o emprego e o PIB

ARTIGOS

27/02/2020 15:41 por Redação

Sobre o descompasso entre o emprego e o PIB

Movimento não é inédito, mas chama atenção por ter se mantido ao longo do ano passado e se intensificado no último semestre

Igor Velecico, Ariana Zerbinatti*

O mercado de trabalho tem apresentado recuperação mais evidente nos últimos meses, com geração de emprego acima do sugerido pelo comportamento do PIB. Temos visto no Caged um descolamento entre emprego formal e PIB. Esse movimento não é inédito, mas tem chamado atenção por ter se mantido ao longo do ano passado e se intensificado no último semestre.

Dentre os fatores que ajudam a explicar esse comportamento positivo do emprego formal, destacamos a flexibilidade gerada pela reforma trabalhista.

É interessante notar essa mesma relação sob a ótica setorial. As principais diferenças estão concentradas na indústria, em especial na construção civil. Nesse setor, a correlação entre emprego e PIB não é tão alta como nos dados agregados, mas há um descolamento persistente nos últimos anos. Por sua vez, os dados referentes ao emprego nos setores de serviços e comércio parecem mais alinhados aos do PIB.

Esse descolamento entre emprego e PIB não implica, necessariamente, perda de produtividade da economia, ainda que medidas mais simples sugiram que ela esteja abaixo do nível pré-crise. Primeiramente, cabe ressaltar que as métricas de produtividade são pró-cíclicas e ajudam a explicar muito pouco a tendência futura. Praticamente todas as reformas implementadas nos últimos anos caminham na direção de elevar a produtividade da economia: podemos citar as reformas trabalhista, da previdência, do teto de gastos, mas também a criação da TLP, o PL da Liberdade Econômica, a agenda BC# e a redução dos subsídios, entre várias outras.

Clique no botão DOWNLOAD, logo abaixo, para ler o artigo com gráficos e tabelas.

* Igor Velecico e Ariana Zerbinatti são economiostas do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco.

DOWNLOAD '
Enviando